O currículo tradicional tem deixado de ser atraente e dar a visibilidade que os bons profissionais precisam para ocupar posições estratégicas nas empresas. Com o mundo moderno e globalizado, criar um perfil de destaque no LinkedIn é o melhor caminho para encontrar uma porta aberta.

As plataformas digitais inovaram e trouxeram para o mercado uma metodologia dinâmica de seleção e recrutamento. Embora ainda seja possível candidatar para vagas de emprego pelo modo convencional, está cada vez mais escasso obter êxito.

Com este post, vamos mostrar que o perfil do LinkedIn é considerado o melhor currículo na atualidade e deixar algumas dicas do que você deve fazer para turbinar o seu e concorrer às melhores oportunidades de emprego! Acompanhe!

O que é o LinkedIn?

Antes de falarmos sobre a eficiência do LinkedIn, vamos entender melhor o que é, como funciona e por que se tornou a principal rede profissional da internet, além do ambiente mais favorável para quem deseja atuar nas maiores e melhores empresas do planeta.

Nascida nos Estados Unidos, em 2003, o LinkedIn tem como principal objetivo permitir que os usuários ampliem o network por meio das conexões formadas e, com isso, aumentem as chances de recolocação profissional ou fechamento de negócios.

Ele funciona no estilo de uma rede social, com a diferença de que as publicações, assuntos e contatos são fundamentados por objetivos profissionais. Os convites se dão por empregadores em busca de candidatos específicos ou por profissionais disponíveis para o mercado.

Muitos profissionais que se encontram empregados, inclusive, participam do LinkedIn para se manterem atualizados e sempre atentos às oportunidades que podem ser úteis no futuro.

Quais as vantagens de criar um perfil de destaque no LinkedIn?

Desde que surgiu, o LinkedIn evoluiu e conquistou cada vez mais usuários. De modestos 16 milhões em 2007, apresenta, agora, um número impressionante: são mais de 500 milhões de usuários espalhados no mundo inteiro, depois de se adquirido pela Microsoft, em 2016, em uma transação bilionária.

Queremos dizer que, com esse número expressivo de membros, a tendência é que a rede seja também campeã em visitas diárias e que isso aumente a visibilidade de quem tem o cuidado de ter um perfil de destaque no LinkedIn.

Veja algumas vantagens de criar e manter ativo um perfil na rede profissional de relacionamento:

  • conseguir emprego;
  • estabelecer conexão com aquele profissional que você admira;
  • reencontrar colegas de trabalho;
  • manter a visibilidade do currículo na maior rede voltada para o trabalho;
  • ampliar o conhecimento sobre assuntos específicos;
  • ter acesso a conteúdos relevantes;
  • participar de grupos interativos;
  • encontrar candidatos potenciais.

Como manter o perfil do LinkedIn atrativo?

Para ter sucesso e alcançar o objetivo proposto — seja encontrar um emprego, desenvolver habilidades ou contratar potenciais profissionais — não basta apenas criar um perfil e esperar que ele faça as conexões sozinho.

É fundamental adotar algumas medidas próprias para a gestão do perfil na rede e, assim, garantir o resultado esperado. Se você busca por oportunidades, vá de encontro a elas. Tome nota de algumas dicas importantes.

Utilize palavras-chave

As palavras-chave conectam um perfil de destaque no LinkedIn a o que os empregadores pesquisam em sua procura pelos profissionais adequados. Defina o seu foco e alinhe com as atividades ou cargo que você deseja.

Lembre-se de que o LinkedIn é uma rede aberta, com muitos acessos diários por pessoas e profissionais que podem ou não ser da área de recrutamento. Ser encontrado pela internet é mais complexo, pois depende das pesquisas do outro.

Enquanto no modo tradicional você vai enviar o currículo para alguém específico, no LinkedIn é essencial inserir palavras-chave estratégicas, imaginando como quem está à procura de profissional fará essa busca.

A palavra-chave deve aparecer em todo o seu perfil — a identificação é automática, ou seja, quando alguém busca por algo com uma determinada palavra, o sistema faz uma varredura pela rede para oferecer ao recrutador um máximo de possibilidades.

Quanto mais proximidade o perfil tiver com as características da vaga e da empresa recrutadora, mais fácil será de promover esse encontro.

Atualize as informações

De tempos em tempos, atualize o seu perfil — corrija as informações como e-mails, telefones, empregos e aspirações sempre que necessário — e aumente as chances de ser encontrado para uma vaga emergencial, por exemplo.

Conecte-se a grupos

Participar de grupos e interagir com diversas pessoas é um modo saudável de se apresentar e se fazer notável. Grupos profissionais abrem discussões e debates interessantes, então, participar deles mostrará suas ideias e percepções sobre um assunto — o que pode chamar a atenção de recrutadores presentes.

Detalhe bem a experiência profissional

Seja criterioso na hora de descrever a sua experiência profissional. Pense que o recrutamento se dá por uma necessidade e você só vai chamar a atenção de um recrutador se as informações contidas no seu perfil tiverem riqueza de detalhes suficiente para fazer com que ele tenha curiosidade de conhecer suas competências e habilidades mais a fundo. Não se esqueça de inserir a palavra-chave.

Aposte na rede de contatos

A rede de contatos aumenta o número de conexões e, consequentemente, as oportunidades. Faça contato com pessoas estratégicas, que estejam em sintonia com a sua vida profissional ou com os seus projetos futuros.

Quanto maior a sua rede, mais você terá acesso às novidades, informações relevantes e novos contatos. Isso porque o LinkedIn é uma rede grande e, participando ativamente, você vai se conectar a terceiros que também estejam conectados às suas conexões — os interesses se atraem.

Compartilhe artigos e publicações

Tanto as pessoas dos grupos quanto aquelas das suas conexões criam o hábito de postar artigos diversos. Compartilhe aqueles que mais bem representam o seu modo de pensar e agir. Assim, o recrutador saberá quais são as suas finalidades e no que você acredita.

Caso uma das suas conexões resolva iniciar uma conversa sobre algum assunto, seja autêntico e compartilhe o que de fato é relevante e que você tenha domínio. Ter autoridade sobre um conteúdo é demonstrar a maturidade profissional e todo o conhecimento agregado a ela.

Faça do seu perfil um blog interessante, que seja fonte de consulta todas as vezes que alguém se lembrar de um conteúdo de destaque. Assim, seu perfil terá tráfego intenso e boas interações.

Coloque informações mais precisas

Você não precisa ter um perfil extenso e repleto de informações para chamar a atenção. A principal estratégia deve ser a de identificar o que os recrutadores desejam encontrar para ser pontual e preciso nas informações.

Concentre-se em inserir informações relevantes e condizentes com as suas expectativas. Se a ideia é encontrar um emprego, as informações devem ter foco maior em apresentar bem as suas qualificações.

Entretanto, se o desejo for de ampliar a rede, conhecer bons profissionais e ser um profissional interessante, foque em fornecer informações sobre alguns aspectos sociais, políticos e de mercado também — seja abrangente, mas sucinto.

Por fim, reiteramos a necessidade de sempre atualizar suas informações para manter um perfil de destaque no LinkedIn. O diferencial competitivo está em aproveitar ao máximo a rede como o principal e mais importante meio de ser visto pelos recrutadores.

Se você gostou deste post, deixe um comentário e compartilhe conosco o que você pensa sobre o LinkedIn e a importância de manter o perfil atualizado para gerar oportunidades!

Comments are closed.